30 de abril de 2021
sexta-feira, 30 de abril de 2021
BARÃO DE INOHAN 218 - 30 de abril de 2021
30 de abril de 2021
quinta-feira, 29 de abril de 2021
MARICÁ SUPERA 13 MIL CASOS, TEM RECORDE DE 22 MORTOS NA SEMANA E CHEGA A 332 ÓBITOS
O QUE CHAMA ATENÇÃO É A QUANTIDADE CADA VEZ MAIOR DE CASOS, DE ÓBITOS E A INFORMAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE QUE O NÚMERO DE LEITOS OCUPADOS VEM DIMINUINDO. SERIAM PELOS ÓBITOS?
• Após concluir a vacinação para os idosos de 60 anos em diante, a prefeitura iniciou na quarta-feira (28/04) a vacinação contra Covid-19 para pessoas a partir de 59 anos com deficiência ou com as comorbidades que constam do Plano Nacional de Vacinação – doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, diabetes, hipertensão arterial grave, pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme, câncer e obesidade mórbida (IMC≥40), entre outras. Quem for se vacinar deve apresentar laudo ou receita médica para comprovar a necessidade especial. Todos os dez locais de imunização estão aplicando a primeira dose para este público no mesmo horário da vacinação geral;
• A vacina aplicada nesta etapa é a da Oxford AstraZeneca, cujo intervalo entre as doses é de 8 a 12 semanas. Na quinta-feira (29), a faixa etária para deficiência e comorbidades também será a dos 59 anos em diante, agora para os homens;
• A taxa média semanal de ocupação de leitos para atendimento a pacientes com Covid-19, no período de 21/04 a 27/04 compreendendo os hospitais Conde Modesto Leal e no novo hospital municipal, além da UPA de Inoã, foi de 42,07%, sendo 26,47% de pacientes de outros municípios. Na semana anterior a taxa de ocupação era de 52,17%, sendo 20,71% de pacientes de outros municípios;
• Maricá registra, até esta quarta-feira (28/04), 13.015 casos confirmados e 332 óbitos por Covid. Os óbitos deste boletim são de 14 homens com idades entre 96 e 39 anos que moravam em Itaipuaçu, Caxito, Flamengo, São José do Imbassaí, Ponta Negra, Centro, Araçatiba, Mumbuca, Parque Nanci, Inoã, Boqueirão e Jacaroá; além de oito mulheres de 54 a 85 anos que residiam em Cordeirinho, Centro, São José do Imbassaí, Itaipuaçu, Ponta Negra e Inoã. É importante frisar que esses óbitos são referentes ao período de 12/04 a 25/04. Esse indicador reforça a necessidade das pessoas manterem os cuidados necessários e respeitarem os protocolos sanitários. Estão curadas da doença 12.505 pessoas e há no momento 178 casos ativos, além de 10 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde;
• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta quarta-feira (28), 733.764 casos confirmados e 43.618 óbitos por Covid-19 no estado.
quarta-feira, 28 de abril de 2021
BEZERRA 50 - 1º quadrimestre de 2021
BEZERRA 50 - 1º quadrimestre de 2021
terça-feira, 27 de abril de 2021
TITULAR DA 82 DP TESTA POSITIVO PARA COVID E ESTÁ INTERNADO NO NOVO HOSPITAL DE MARICÁ
Julio César Mulatinho, delegado titular da 82 DP, testou positivo para o COVID-19 e está internado no novo hospital municipal de Maricá, em São José do Imbassai.
Segundo a Secretaria de Saúde de Maricá, Dra. Simone Costa, Mulatinho tem quadro estável, fazendo fisioterapia respiratória, estando lúcido e devidamente orientado.
.
Morre o restaurador Cláudio Valério Teixeira
Considerado um dos maiores restauradores do país, o pintor Cláudio Valério Teixeira morreu na madrugada da terça-feira (27) aos 72 anos. O artista lutava contra um câncer e não resistiu à doença. Um dos filhos do artista plástico, Rafael Frederico Teixeira, divulgou em suas redes sociais que o pai morreu dormindo.
Em Niterói trabalhou como secretário de Cultura e foi presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN). Participou de projetos importantes como a restauração do Theatro Municipal de Niterói, Solar do Jambeiro e Igreja São Lourenço dos Índios.
Rafael postou a seguinte mensagem nas redes sociais: “Amigos e Parentes queridos: Cláudio Valério nos deixou nessa madrugada, de uma forma serena, dormindo, sem maiores sofrimentos”.
Também na internet o amigo Luiz Antonio Mello lamentou a morte do restaurador: “É com profunda tristeza, imensurável, implacável tristeza, que comunico o falecimento de meu amigo/irmão Cláudio Valério Teixeira na madrugada de hoje. Ele estava com câncer. A sua Tania, aos filhos Victor, Rafael e Pedro, aos netos, a minha amizade. Mais tarde vou tentar escrever mais. Fique com Deus, querido, muito querido amigo”.
Fonte: A TRIBUNA
segunda-feira, 26 de abril de 2021
CULTURARTEEN 232 - abril 2021
CULTURARTEEN 232 - abril 2021
quarta-feira, 21 de abril de 2021
Alunos e profissionais de Educação Física comemoram reabertura de academias em Maricá
Academias e complexos esportivos de Maricá foram autorizados pela Prefeitura a retomarem suas atividades desde o dia 09/04, com o cumprimento obrigatório dos protocolos de segurança sanitária que garantem a saúde dos usuários e ajudam a evitar o crescimento de casos de Covid-19 na cidade. O decreto publicado na edição do Jornal Oficial de Maricá (JOM) do dia 05/04, tem vigência até domingo 25/04.
Além do horário de funcionamento estipulado entre 6 h e 11 h e das 16 h às 22 h, ficou determinado que os proprietários deveriam: instalar tapete higiênico na entrada dos estabelecimentos; colocar um profissional para aferir a temperatura e ofertar álcool em gel aos atletas antes do acesso à área de exercícios. Dentro dos espaços, lixeiras com pedal, papel toalha, álcool em gel e o uso da máscara durante toda a série de exercícios tornaram-se obrigatórios, assim como a higienização de todo o material após o uso e a distância mínima de 1,5 m entre os usuários.
Proprietária da Academia Vip, no Centro, Flavia Moraes afirmou não ter dificuldades em seguir o decreto. “As pessoas que treinam aqui são bem compreensivas. Já malham há bastante tempo, então todos aceitaram obedecer às regras. Reclamaram de ficar mais doidos e da redução do horário, mas a prioridade tem que ser mesmo a saúde”, disse.
Segundo Robson Júnior do Cross 21, do Flamengo, desde que houve o retorno das atividades em agosto de 2020, as 42 normas estabelecidas pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF) passaram a ser seguidas em seu box. “Depois dessa última paralização das atividades de dez dias, que todo mundo sofreu, nós orientamos nossos alunos a terem os mesmos cuidados que tem aqui, fora da área de treino, para não trazerem ou levarem a doença para casa”, explicou.
“Esse cuidado do uso da máscara, do distanciamento e da profilaxia é muito importante para que a gente possa dar segmento ao exercício físico, porque está mais do que comprovado cientificamente que o exercício promove o bom condicionamento da saúde, ajuda a liberar bons hormônios e estar com a imunidade boa. No início é ruim treinar de máscara, mas nós somos seres humanos, então totalmente adaptáveis. É para a nossa saúde, temos que tentar e dar prosseguimento”, declarou a nutricionista, Ingridi Porto, 33 anos, que mora em Itapeba.
domingo, 18 de abril de 2021
CENTROS DE TRIAGEM SÃO INAUGURADOS EM TANGUÁ
Na quinta-feira(15), a prefeitura de Tanguá inaugurou os Centros de Triagem contra a covid-19 nos bairros da Ampliação (Praça da Juventude), Bandeirantes II (Espaço da Cidadania) e Posse dos Coutinhos (Centro Comunitário).
A criação do centro de triagem tem como objetivo desafogar a Policlínica Demerval Garcia de Freitas, ser responsável pelo primeiro contato com o paciente com sintomas iniciais e orientar sobre os próximos passos. Além disso, as unidades serão responsáveis pela realização de testes, sendo eles, Swab rápido (via nasal) e o RT-PCR (sanguíneo rápido).
Os centros funcionarão das 8 h às 17 h, de segunda a sexta-feira. Estarão à disposição da população um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um suporte médico, além de equipe de manutenção e suporte.
"Estamos enfrentando um momento muito difícil, precisamos descomprimir os atendimentos na policlínica, esses centros nos ajudarão nesse processo e reduzirá o risco de contaminação", disse o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros.
Além do prefeito Rodrigo Medeiros, estiveram presentes na inauguração feita pelas redes sociais, o secretário de Saúde, Rodrigo Lopes, e cinco vereadores, Aline Pereira, Alfredo Marins, Gilmar Cordeiro, Márcia Matos e Waldemir Gomes.
quinta-feira, 15 de abril de 2021
Bolsonaro cometeu homicídio por omissão e crime contra a humanidade, diz OAB
Uma comissão criada pela Ordem dos Advogados do Brasil para analisar a conduta do presidente Jair Bolsonaro durante a epidemia de Covid-19 concluiu que o político cometeu crime de responsabilidade, homicídio e lesão corporal por omissão, além de crime contra a humanidade.
O documento será enviado ao Conselho Federal da OAB para que se decida se a entidade entrará com um pedido de impeachment contra o presidente. O grupo responsável pelo parecer foi presidido por Carlos Ayres Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal. Também contou com juristas e advogados, como Miguel Reale Jr., Carlos Roberto Siqueira Castro, Cléa Carpi, Nabor Bulhões, Antonio Carlos de Almeida Castro, Geraldo Prado, Marta Saad, José Carlos Porciuncula, entre outros.
O documento lista episódios que evidenciariam a omissão do governo federal e diz que o número de mortos pela Covid-19 teria sido menor se o presidente tivesse adotado medidas restritivas para conter o avanço da doença.
Um dos exemplos citados envolve a Pfizer. Segundo o CEO da companhia, Carlos Murillo, a farmacêutica tentou negociar a venda de vacinas com o governo federal. As doses seriam entregues no final de 2020 e começo de 2021, mas não houve resposta do Executivo sobre a proposta.
"O desinteresse do governo federal mostra-se verdadeiramente incompreensível, não somente pelo alto grau de eficácia da vacina, como também pela disponibilidade que tinha a Pfizer de entregar doses do imunizante ainda no final do ano passado [...] De acordo com estudos científicos, o simples atraso de alguns meses na imunização da população já seria suficiente para um aumento significativo no número de mortes", diz o parecer.
Algo semelhante, aponta o documento, ocorreu com a CoronaVac. Isso porque o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, enviou carta ao Instituto Butantan em outubro de 2020 informando sobre a intenção de adquirir o imunizante. No dia seguinte, no entanto, o ministro foi desautorizado por Bolsonaro.
"Houvesse o presidente cumprido com o seu dever constitucional de proteção da saúde pública, seguramente milhares de vidas teriam sido preservadas. Deve, por isso mesmo, responder por tais mortes em omissão imprópria, a título de homicídio. Deve também, evidentemente, responder, em omissão imprópria, pela lesão corporal de um número ainda indeterminado de pessoas que não teriam sido atingidas caso medidas eficazes de combate à Covid-19 tivessem sido implementadas."
No plano nacional, o terceiro exemplo de omissão dado pela OAB envolve a não operacionalização de medidas restritivas de circulação de pessoas por parte do governo federal.
"O presidente não somente descumpriu o seu dever de zelar pela saúde pública, como também tentou sistematicamente impedir que medidas adequadas ao combate da Covid-19 fossem tomadas", prossegue o relatório.
Os juristas se apoiam em uma estimativa feita pelo cientista Pedro Hallal na revista britânica The Lancet. Em março de 2021, quando o Brasil registrava 262 mil mortos, o pesquisador estimou que cerca de 180 mil pessoas morreram como consequência direta da omissão do governo federal.
"Não há outra conclusão possível: houvesse o Presidente cumprido com o seu dever constitucional de proteção da saúde pública, seguramente milhares de vidas teriam sido preservadas. Deve, por isso mesmo, responder por tais mortes", diz a OAB.
sábado, 10 de abril de 2021
Prefeitura alerta sobre golpe de falso empréstimo em Mumbucas para MEI
A Prefeitura de Maricá veio a público na quinta-feira (08/04 ) alertar que são falsas as comunicações que circulam através de aplicativos de mensagens sobre um suposto empréstimo para microempreendedores (Mei) usando a moeda social Mumbuca.
Reiteramos que a ação é um golpe e o suposto empréstimo não faz parte de nenhuma ação do Banco Mumbuca para atender esses trabalhadores.
A Prefeitura orienta as pessoas que receberem mensagens deste tipo para que não compartilhem, não distribuam ou deem qualquer crédito, pois trata-se de uma ação para captura de dados pessoais por criminosos.
quinta-feira, 8 de abril de 2021
ÔNIBUS DA RIO LAGOS VOLTAM A CIRCULAR EM SAQUAREMA APÓS PARALISAÇÃO
PROBLEMA QUE DESTRUIU A COSTA LESTE EM MARICÁ, SE REPETE EM SAQUAREMA. ÔNIBUS VOLTAM A CIRCULAR.
Uma das reivindicações são as melhorias e a reclamação da disputa com o transporte alternativo.
No início da manhã da quarta-feira (7/4) motoristas da empresa Rio Lagos entraram em greve. Não está havendo nenhuma circulação de ônibus no município.
Desde o início da pandemia mais de 40 pessoas foram demitidas na empresa.
“A nossa reivindicação é pelos transportes alternativos irregulares, que hoje se encontram em nossa cidade, sendo uma disputa desleal, pois a Rio Lagos hoje na sua maioria só está operando carregando gratuidades. Pedimos ao poder público que olhem para nós com carinho nesse momento. Pois aqui está cada um representante de uma família que precisa levar o sustento para a sua casa. Não aguentamos mais essa situação, chegamos ao limite”, disseram em um trecho na nota dos funcionários.
É bom lembrar que este foi um dos motivos que levou a falência da Viação Costa Leste em Maricá, que além de praticamente só carregar gratuidade, não era remunerada pela prefeitura (na época governo de Washington Siqueira, o Quaquá) e até hoje, não recebeu R$ 15 milhões destas gratuidades, valores de 2015, quando a empresa fechou.
SAQUAREMA SEM TRANSPORTE PÚBLICO: MOTORISTAS DA RIO LAGOS ENTRAM EM GREVE
PROBLEMA QUE DESTRUIU A COSTA LESTE EM MARICÁ, SE REPETE EM SAQUAREMA
Uma das reivindicações são as melhorias e a reclamação da disputa com o transporte alternativo.
No início da manhã da quarta-feira (7/4) motoristas da empresa Rio Lagos entraram em greve. Não está havendo nenhuma circulação de ônibus no município.
Desde o início da pandemia mais de 40 pessoas foram demitidas na empresa.
“A nossa reivindicação é pelos transportes alternativos irregulares, que hoje se encontram em nossa cidade, sendo uma disputa desleal, pois a Rio Lagos hoje na sua maioria só está operando carregando gratuidades. Pedimos ao poder público que olhem para nós com carinho nesse momento. Pois aqui está cada um representante de uma família que precisa levar o sustento para a sua casa. Não aguentamos mais essa situação, chegamos ao limite”, disseram em um trecho na nota dos funcionários.
É bom lembrar que este foi um dos motivos que levou a falência da Viação Costa Leste em Maricá, que além de praticamente só carregar gratuidade, não era remunerada pela prefeitura (na época governo de Washington Siqueira, o Quaquá) e até hoje, não recebeu R$ 15 milhões destas gratuidades, valores de 2015, quando a empresa fechou.
quarta-feira, 7 de abril de 2021
MULHERES, DENUNCIEM COMPANHEIROS VIOLENTOS E QUEM DIZ PARA NÃO DENUNCIAR
Mulheres cristãs, se o seu marido lhe bate e o seu pastor lhe diz que só orar e não denunciar, denuncie o marido e o pastor também.
terça-feira, 6 de abril de 2021
PROMOTOR É PRESO SUSPEITO DE MATAR ESPOSA
Promotor é preso em Belo Horizonte em investigação sobre morte da esposa
Lorenza Maria Silva de Pinho morreu na sexta-feira (2/4); após as investigações, o promotor André Luis Garcia de Pinho do MPMG, marido da vítima, foi detido
O promotor de Justiça André Luis Garcia de Pinho, de 51 anos, foi preso na manhã do domingo (4/4) em seu apartamento, no Bairro Buritis, na Região Oeste de BH. A condução à delegacia foi parte das diligências da Polícia Civil para apurar a morte da mulher dele, na sexta-feira (2/4), na mesma residência.
A morte de Lorenza Maria Silva de Pinho, de 41 anos, foi reportada pelo marido à polícia na sexta-feira. O promotor, com quem ela tinha cinco filhos, alegou em depoimento que ela teria se engasgado. Na manhã do domingo vários veículos da polícia cercaram a rua do prédio onde o promotor reside e o levaram. Os filhos foram levados por parentes da mãe.
Após a morte de Lorenza, a cremação do corpo chegou a ser marcada para ocorrer no domingo, no Cemitério Parque Renascer, em Contagem, na Grande BH, mas a polícia teria demandado mais exames. O corpo seguiu então para exame de necropsia no Instituto Médico-Legal (IML), mas os resultados não foram divulgados. A Polícia Civil afirma, apenas, que tem prazo legal de 30 dias para chegar a um resultado.
Atentados
O casal tem um histórico de atentados e ataques sofridos nos últimos anos, sem responsabilização ou elucidação de quem seriam os responsáveis.
Marido e mulher foram vítimas de uma agressão por dois homens quando estavam próximos a uma igreja evangélica no Bairro Vale do Sereno, em Nova Lima, na Grande BH. Três anos antes, o veículo de propriedade do promotor foi incendiado na vaga em que estava estacionado em uma rua do Bairro serra, na Região Centro-Sul de BH.
Um ano antes do incêndio, o casal sofreu um atentado a tiros quando trafegavam de carro pelo Bairro Sagrada Família, na Região Leste de BH. Ninguém se feriu, mas mais uma vez ninguém foi detido pelo ataque.
Por meio de nota do Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI) e do Centro de Apoio das Promotorias Criminais (Caocrim), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), em conjunto com as polícias Civil e Militar, informam apenas que "realizaram diligências na manhã deste domingo, 4 de abril, dando seguimento às apurações relacionadas aos fatos ocorridos na sexta-feira, 2 de abril, envolvendo a morte da senhora Lorenza Maria Silva de Pinho, esposa do promotor de Justiça André Luis Garcia de Pinho".
A informação do MP é de que "foram cumpridas decisões proferidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). Em função da decretação de segredo de Justiça, no momento não serão fornecidos mais detalhes. O MPMG lamenta a morte da senhora Lorenza Maria Silva de Pinho e se solidariza com os seus familiares e amigos", finaliza a nota.
sábado, 3 de abril de 2021
Tanguá e Rio Bonito bloqueiam os acessos à cachoeira de Tomascar
Em ação conjunta, as prefeituras de Tanguá e Rio Bonito bloquearam desde o sábado (27/03), os acessos à Cachoeira de Tomascar, ponto turístico de grande movimentação e que está localizado na divisa dos dois municípios.
A iniciativa visa impedir a entrada de turistas no local em respeito ao decreto estabelecido nas duas cidades, como medida de contenção ao avanço do coronavírus na região.
A prefeitura de Tanguá irá instalar placas de sinalização em diversos pontos informando a interdição da cachoeira, além de destacar equipes da Guarda Municipal, em parceria com outras secretarias municipais, para realizar a fiscalização dos acessos.
Como medida de prevenção, a prefeitura de Rio Bonito também atuará na fiscalização de bares e restaurantes da região, cujos acessos ao local através do município estarão bloqueados até o fim do prazo determinado no decreto.
Em Tanguá, o novo decreto assinado pelo prefeito Rodrigo Medeiros entrará em vigor neste sábado. A decisão visa respeitar a recomendação do Ministério Público, que orientou os municípios a elaborarem ações para frear o avanço do coronavírus na região.