No boletim anterior (primeiro semana de janeiro), a ocupação passou de 45%. Será que diminui mesmo? Os profissionais do hospital de São José não confirmam essa informação.
• Maricá registrou, até esta quarta-feira (12/01), 19.435 casos confirmados e 708 óbitos por Covid-19. São 15 óbitos a mais do que registrado na semana anterior (693 mortes). Estes 15 óbitos estavam em análise pela Secretaria Estadual de Saúde e são referentes ao período de 01/04 a 30/07 de 2021. Vale destacar que não foram registradas mortes por Covid-19 nesta semana, referentes ao período de 05 a 11/01 embora a reportagem do jornal Barão de Inohan tenha visto a entrada de dois carros de funerária no domingo dia 09 de janeiro por volta das 13 horas e posteriormente confirmado por funcionários do hospital que pediram para não se identificar. Estariam apenas passeando?
E os números da secretaria de saúde continuam estranhos e confusos. Pela quinta semana consecutiva (depois que o Barão de Inohan questionou a periodicidade informada pela SMS de 01 de janeiro até 30 de novembro), a SMS informa que a SES está analisando óbitos no período de 01 de abril a 30 de julho. E entre 31 de julho até 31 de dezembro, não houveram óbitos em análise pelo estado?
Outro fato estranho é que no último boletim houve a confirmação de 15 óbitos e os casos em análise caíram de 50 para 35 (conta correta 50 - 15 = 35), mas neste último boletim, confirmados outros 15 óbitos, por que o número de óbitos em análise aumentou? Se eram 35 em análise, menos os 15 confirmados, teríamos apenas 20 em análise e agora aparecem 25 em análise. Quem está mentindo ou escondendo os óbitos? (ou será que tem alguém ruim de matemática na SMS?)
A SMS continua omitindo a idade, gênero e local de moradia das novas vítimas da Covid.
CRIANÇAS COMEÇAM A SER VACINADAS NA SEXTA FEIRA DIA 14
• Maricá será a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro — e uma das primeiras de todo o país — a começar a vacinação contra a Covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos, a partir desta sexta-feira (14/01), cumprindo etapas por prioridades. Inicialmente, serão imunizadas as crianças indígenas em suas aldeias. Já no sábado (15/01), será a vez das crianças desta faixa etária com comorbidades ou deficiência permanente, na sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), das 9h às 13h;
• Maricá já alcançou 90,1% da população vacinada acima de 12 anos com as duas doses ou dose única – ou seja, 127.947 pessoas foram vacinadas. Além da dose de reforço em geral e dose extra para o grupo de pessoas imunossuprimidas (pessoas com baixa imunidade), o município segue aplicando a segunda dose, com intervalo reduzido para 21 dias na vacina da Pfizer e oito semanas para a AstraZeneca, e repescagem da primeira dose para todos acima de 12 anos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em 11 polos de vacinação em todos os distritos;
• Para mais informações sobre vacinação acesse o nosso site https://vacinamarica.com.br. Neste site, NENHUMA INFORMAÇÃO SOBRE COVID é dada à população.