APÓS OBSERVAÇÕES DO BARÃO DE INOHAN, PREFEITURA COMEÇA A DIVULGAR DADOS MAIS CONSISTENTES E MENOS INCORRETOS
• Maricá registra, até a quarta-feira (22/12), 18.978 casos confirmados e 656 óbitos por Covid-19. Nenhum óbito por Covid-19 foi registrado nesta semana. Segundo a prefeitura, os 18 óbitos deste boletim estavam em análise na Secretaria Estadual de Saúde (SES) e são referentes ao período de 01/04 a 01/07 de 2021. Nos últimos boletins, a prefeitura informava que os óbitos em análise eram de 01/01 s 30/11. Após nossas observações, o período de análise foi bastante reduzido, para três meses, e não onze como tentavam empurrar por nossa "goela" abaixo. Nos boletins anteriores, mesmo com a confirmação das novas vítimas, o número de óbitos em análise se mantinha estranhamente em 90. Nesse boletim, após a confirmação das 18 novas vítimas, a secretaria municipal de saúde informa que ainda existem 72 óbitos em análise (90 - 18 = 72, finalmente fechou).
Infelizmente a prefeitura continua omitindo o local, a idade e o gênero dessas novas vitimas confirmadas.
• A taxa média semanal de ocupação de leitos para atendimento a pacientes com Covid-19, no período de 15 a 21/12, compreendendo os hospitais municipais de São José e o Conde Modesto Leal foi de 7,15%, sendo 3,52% de pacientes de outros municípios. Não houve ocupação de leitos da Covid-19 nesta semana no Hospital Municipal Conde Modesto Leal. Na semana anterior, a taxa foi de 6,66%, sendo 3,75% de pacientes de outros municípios.
• Maricá já alcançou 87,7% da população acima de 12 anos com as duas doses ou dose única, ou seja, 124.496 mil pessoas vacinadas. A primeira dose já foi aplicada em 127.879 pessoas, número que representa 90% da população (N.R.: entendeu presidente da NOVA???). Além da dose de reforço em geral e para o grupo de pessoas imunossuprimidas, o município segue aplicando a segunda dose, com intervalo reduzido para 21 dias na vacina da Pfizer e oito semanas para a AstraZeneca, e repescagem com a primeira dose para todos acima de 12 anos.
A Prefeitura de Maricá passou a aplicar a dose de reforço em maiores de 18 anos ou pessoas que tenham recebido a segunda dose ou dose única há pelo menos quatro meses. O critério também vale para uma dose extra aos imunossuprimidos que já tomaram dose de reforço. A medida é uma recomendação do Ministério da Saúde e é uma estratégia para frear o avanço de novas variantes.
• Para mais informações acesse o nosso site https://vacinamarica.com.br