quinta-feira, 25 de novembro de 2021

RECORDE DE MORTES PELA COVID EM UMA SEMANA: 18 VÍTIMAS E SOBE DE 50 PARA 80 AS EM ANÁLISE EM MARICÁ.


- Maricá registra, até esta quarta-feira (24/11), 18.959 casos confirmados e 593 óbitos por Covid, 18 a mais do que no último boletim. Há, no momento, 80 óbitos em análise (trinta a mais que os 50 que estavam em análise na semana passada) pela Secretaria de Estado de saúde. A secretaria municipal de saúde continua omitindo quem são as vítimas da covid (idade e locais onde moravam).

-Tentando justificar o crescimento absurdo de mortes pela covid e o também enorme crescimento de óbitos em análise (de 50 a 80 em apenas uma semana), a prefeitura informou que nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde registrou três óbitos por complicações da Covid-19. Os óbitos desta semana estavam em análise pela Secretaria estadual de Saúde. Mas façamos então uma análise: morreram? SIM Os números de óbitos em análise cresceram de forma preocupante? SIM, de 50 a 80 em apenas uma semana. Segundo informações da secretaria estadual de saúde, essas análises demoram de 30 a 45 dias para acontecerem, ou seja, se as vítimas não são de agora, são na melhor das hipóteses, de meados de setembro, ou seja, muito recentes. Isso justifica a retomada da forma que a prefeitura deseja? A economia agradece MUITO, mas e as consequência futuras?

- A taxa média semanal de ocupação de leitos para atendimento a pacientes com Covid-19, no período de 17/11 a 23/11, compreendendo os hospitais Conde Modesto Leal, no novo hospital municipal de São José e a UPA de Inoã foi de 4,42%, sendo que 3,15% de pacientes de outros municípios. Na semana anterior, a taxa foi de 11,03%, sendo que 2,10%, de pacientes de outros municípios. 

 - Mesmo com um número recorde de mortes na semana e com um crescimento de 50 para 80 óbitos em análise em apenas uma semana, a Prefeitura de Maricá iniciou na quarta-feira (24/11) campanha de retomada na cidade após atingir 80% da população acima de 12 anos vacinada com as duas doses contra a Covid-19 e 89,2% com a primeira dose. Depois de quase dois anos de trabalho para amenizar os impactos causados pela maior crise sanitária do século, a cidade se prepara para avançar em uma nova fase. 

- A Prefeitura de Maricá iniciou a vacinação itinerante contra a Covid-19 em Ponta Negra na segunda-feira (22/11) e mais dois polos fixos foram criados para ampliar o atendimento à população. Os moradores podem receber o imunizante na Associação de Pescadores de Ponta Negra até sexta-feira (26/11), das 9 às 16h. 

- Para mais informações acesse o site https://vacinamarica.com.br



terça-feira, 23 de novembro de 2021

CULTURARTEEN 239 - novembro de 2021

 CULTURARTEEN 239 - novembro de 2021


- Consciência Negra ou Consciência de todos. No mês da consciência negra o que devemos pensar e nos conscientizar?
- Valquiria Silva é a BELEZA NEGRA 2021. Conheça Valquiria e a história de Zumbi dos Palmares
- "É a suavidade do agir que encanta", com Maria Lelé interpretada por Pricilla Darmont
- Trans maricaense é destaque na revista ISTO É sobre o tema "Violência"
- Alerta ao Brasil: Familias afegãs vendem suas filhas para não morrerem de fome
"Nada como nos sentirmos lindas, admiradas e acima de tudo, respeitadas" com a advogada negra, Adriana Monteiro
- Cuidado com a Falsidade
- Existem pessoas boas, boas de verdade! Talvez sejam anjos...
- Teresa Santos: Miss Brasil Universo 2021 é cearense
- Vhania Weebly é a Musa Senior de São Paulo 2021
- "As mudanças na vida da mulherada a partir dos 40 anos: a idade das lobas!!"
- E na coluna de Fernanda Brasil, "A dança e a alma" de Carlos Drummond de Andrade
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.
Culturarteen 239 de novembro de 2021, já circulando nas versões on line e revista eletrônica









quinta-feira, 18 de novembro de 2021

CRESCE NÚMEROS DE ÓBITOS PELA COVID EM MARICÁ. MAIS 13 EM UMA SEMANA E 55 AINDA EM ANÁLISE.


- Maricá registra, até a quarta-feira (17/11), 18.948 casos confirmados e 575 óbitos por Covid, 13 a mais que no boletim da semana passada. Há, no momento, 55 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde, 10 a mais em relação ao último boletim. 

- Tentando justificar o crescimento dos números de óbitos em Maricá, a prefeitura informou que nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde registrou um óbito por complicações da Covid-19. Os demais números são oriundos de óbitos antigos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde, mas que infelizmente aconteceram e que infelizmente como citado no parágrafo acima, também tem aumentado. 

- A taxa média semanal de ocupação de leitos para atendimento a pacientes com Covid-19, no período de 10/11 a 16/11, compreendendo os hospitais Conde Modesto Leal, no novo hospital municipal de São José e na UPA de Inoã foi de 11,03%, sendo que 2,10%, de pacientes de outros municípios. Na semana anterior, a taxa foi de 11,05%, sendo 4,21% de pacientes de outros municípios. 

- A Prefeitura de Maricá iniciou, na quarta-feira (17/11), a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 na população com 18 anos ou mais. O reforço está disponível, das 9h às 16h, no polo itinerante da Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo) e nos polos distritais, destinado àqueles que receberam a segunda dose do imunizante há 5 meses ou mais. 

- A Prefeitura de Maricá ampliou a oferta de exames de ultrassonografia de próstata aos usuários durante o Novembro Azul, mês da campanha de prevenção à saúde do homem. Serão realizados 200 exames em pacientes da rede após avaliação médica nas Unidades de Saúde da Família (USF) de referência. Em caso de necessidade, a marcação ocorre via Central de Regulação. Até outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 600 exames. 

- Para mais informações acesse o site https://vacinamarica.com.br


quinta-feira, 11 de novembro de 2021

MAIS 4 VÍTIMAS DE COVID EM MARICÁ, TOTALIZANDO 562 ÓBITOS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA.

• Maricá registra, até a quarta-feira (10/11), 18.940 casos confirmados e 562 óbitos por Covid, 4 a mais em relação ao último boletim. Há no momento 45 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde, número que não se alterou em relação ao boletim da semana passada. 

• A taxa média semanal de ocupação de leitos para atendimento a pacientes com Covid-19, no período de 27/10 a 02/11, compreendendo os hospitais Conde Modesto Leal, o novo hospital em São José e a UPA de Inoã foi de 11,05%, sendo que 4,21%, de pacientes de outros municípios. Na semana anterior, a taxa foi de 11,67%, sendo 7,36% de pacientes de outros municípios. 

• A Prefeitura de Maricá desmobilizou na quarta-feira (10/11) as Unidades Volantes de Vacinação (UVV) do Centro Administrativo de Itaipuaçu e do Aeroporto de Maricá. As equipes atuarão na vacinação itinerante e no reforço dos outros polos. 

• A Prefeitura de Maricá iniciou na última segunda-feira (08/11) a vacinação itinerante contra covid-19 no centro da cidade. O objetivo dessa nova ação é aumentar os índices de imunização levando o antivírus para locais com maior fluxo de pessoas. 

• A Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), foi o ponto escolhido para iniciar a vacinação itinerante. Foi montada uma tenda no local que ficará disponível até a próxima sexta-feira (12/11) de 09 às 16h, para toda a população maior de 12 anos com primeira dose, segunda dose, além da dose de reforço para os idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde. 

• Para mais informações acesse o nosso site https://vacinamarica.com.br



quinta-feira, 4 de novembro de 2021

MAIS 12 ÓBITOS POR COVID EM MARICÁ. OUTROS 45 ESTÃO EM ANÁLISE!


• Maricá registra, até a quarta-feira (03/11), 18.935 casos confirmados e 558 óbitos por Covid, 12 a mais do que no último boletim. Maricá tem mantido a alta taxa de mortes por Covid já há mais de um mês. Há ainda 45 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde. A secretaria de saúde de Maricá que há pouco mais de um mês mudou a metodologia de apresentação dos boletins semanais da Covid, não mais informa a idade e os bairros das vítimas e a população fica sem as informações devidas sobre o número de casos e óbitos por bairro. Ainda segunda a secretaria de saúde, esta informou neste último boletim que "É importante destacar que os 12 óbitos deste boletim não foram registrados nessa semana", mas foram óbitos e registrados oficialmente nesta semana, fazendo com que nas últimas quatro semanas Maricá tenha registrado 11 + 11 + 11 + 12 vítimas da Covid ainda com 45 óbitos em análise, número que também aumentou em relação ao último boletim que informava terem 40 óbitos em análise. A Secretaria Estadual de Saúde libera os resultados aos municípios na medida em que as análises são concluídas; 

• A taxa média semanal de ocupação de leitos para atendimento a pacientes com Covid-19, no período de 27/10 a 02/11, compreendendo os hospitais Conde Modesto Leal, Dr. Ernesto Che Guevara e a UPA de Inoã foi de 11,67%, sendo 7,36% de pacientes de outros municípios. Na semana anterior, a taxa foi de 12,4%, sendo 7,7% de pacientes de outros municípios; 

 • O polo exclusivo para atendimentos de casos suspeitos de Covid-19 no Centro da cidade mudou de endereço: fica agora na Rua Álvares de Castro, n° 337, em frente à sede da Prefeitura de Maricá. O novo espaço entrou em funcionamento no domingo (31/10), e mantém os mesmos horários de atendimento — das 8h às 20h, todos os dias da semana. A tenda montada na área externa do Esporte Clube Maricá foi desativada; 

• Mais de 100.600 maricaenses com mais de 12 anos (71% do público apto) completaram o ciclo de vacinação contra Covid-19. Para acelerar ainda mais a imunização, o município reduziu de 12 para 8 semanas o intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca para todas as faixas etárias; 

• A segunda dose está disponível de segunda a sexta-feira em todos os polos de vacinação, das 9h às 16h. É necessário apresentar o documento de identidade com foto, CPF e comprovante de vacinação; 

• Para mais informações acesse o nosso site https://vacinamarica.com.br