• Maricá registra, até a quarta-feira (04/08), 16.578 casos confirmados e 452 óbitos por Covid. Estão curadas da doença 16.026 pessoas e há no momento 100 casos ativos, além de 20 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.
Não foram registrados óbitos essa semana em Maricá, pela primeira vez, desde o início da pandemia.
• A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registra, até a quarta-feira (04), 1.041.216 casos confirmados e 59.535 óbitos por Covid-19 no estado. Estão recuperadas da doença 968.931 pessoas.
• A taxa média semanal de ocupação de leitos para atendimento a pacientes com Covid-19, no período de 28/07 a 03/08 compreendendo os hospitais Conde Modesto Leal e o novo hospital municipal, além da UPA de Inoã, foi de 20,38%, sendo 15,92% de pacientes de outros municípios. Na semana anterior a taxa de ocupação foi 21,77%, sendo 17,69% de pacientes de outros municípios.
Maricá recebe lote reduzido e abrirá um dia de vacinação para idade de 30 anos
A Secretaria de Saúde de Maricá recebeu, na quarta-feira (04/08), 2.978 doses de vacinas contra a Covid-19 no Núcleo Municipal de Imunização Dr. Heitor da Costa Matta (Centro), entre 1.040 unidades do imunizante CoronaVac, destinadas à primeira e à segunda aplicação (D1 e D2); e 1.938 doses da Pfizer, para D1. O quantitativo entregue nesta remessa será utilizado apenas na quinta-feira (05), com o avanço de uma faixa etária apenas, na vacinação da população maior de 30 anos e nos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades e deficiências permanentes.
De acordo com a coordenadora de Imunização da pasta, Ana Claudia Chavão, o número de novas doses entregues continua sendo baixo para a demanda na cidade, com a continuidade do cronograma dependendo do fluxo de pessoas nos polos de vacinação e do eventual recebimento de nova remessa no fim de semana. A irregularidade das remessas impede que a vacinação na cidade avance para um ritmo mais consistente.
“O quantitativo que recebemos é muito pequeno e garantimos a vacinação na quinta-feira, chegando aos maiores de 30 anos. A continuidade da imunização com a primeira dose para esta faixa etária, depende do fluxo de pessoas que procurarem os polos. Porém, a imunização dos adolescentes com comorbidades ou deficiências está garantida até sexta-feira (06), incluindo aos acamados. Há uma expectativa de receber outra remessa no fim de semana para podermos assim prosseguir com o calendário, diminuindo mais uma idade na segunda-feira (09)”, ressaltou.
Os adolescentes podem ser imunizados nos pontos montados pela Secretaria de Saúde, que funcionam de 9 às 16 h na Escola Municipal Rynalda Rodrigues da Silva (Rua Uirapurus, Flamengo) e na Escola Municipal Marquês de Maricá (Rua Douglas Marques Rienti – antiga Rua 83, Jardim Atlântico Leste, Itaipuaçu). Para receber a dose, é necessário levar laudo, declaração, atestado ou perícia médica que comprove a comorbidade; resultado de exame que comprove a condição; receita ou prescrição de medicamentos para tratamento, datada no ano de 2021 ou duas de outros anos; evidência física da comorbidade; além de documento de identificação com foto, CPF e cartão do SUS (se tiver).
Já os maiores de 30 anos, podem receber a primeira dose nos seguintes locais: Unidade de Saúde da Família (USF) Central; USF Marinelândia; USF Chácara de Inoã; USF Jardim Atlântico; Unidade Volante de Vacinação (UVV) Aeroporto de Maricá; UVV Centro Administrativo da Prefeitura em Itaipuaçu. É preciso levar documento de identificação com foto; CPF ou cartão do SUS; assim como um comprovante de residência do município de Maricá.