Literalmente uma farra e um verdadeiro absurdo. Utilizando postes da ENEL (empresa de energia e força que atende Maricá), operadoras de telefonia e serviços de internet com cabos comuns e de fibra ótica, se espalham por todo o município prejudicando muitas pessoas, enfeiando a cidade (com uma poluição visual absurda) e em algumas vezes, impedindo em cruzamentos que veículos de altura elevada passem sem levar os cabos e fios juntos com a carroceria.
O absurdo está em todo o município, mas no centro de Maricá e bairros limítrofes em vários locais até a paisagem fica impedida de ser apreciada tal a quantidade de fios e cabos.
É de extrema urgência que o município crie legislação pertinente ao assunto, fazendo com que fiquem proibidas novas instalações e que as empresas que já estejam "instaladas", tenham um prazo de até dois anos para fazerem a colocação destes fios e cabos usando o subterrâneo da cidade, como da mesma forma, obriguem a operadora de energia elétrica em também colocar seus cabos de energia também de forma subterrânea.
Várias intervenções estão sendo feitas em Maricá na questão de micro e macrodrenagem, momento mais do que oportuno para serem criadas galerias subterrâneas para estas empresas passarem seus caos e fios em dutos apropriados acabando de vez com a poluição visual em nossa cidade.