sexta-feira, 30 de outubro de 2020

MAIS DUAS VÍTIMAS DA COVID-19 EM MARICÁ. JÁ SÃO 138 ÓBITOS.


 A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.

• A Secretaria de Saúde e o Instituto de Ciência e Tecnologia e Inovação de Maricá elaboraram o relatório do 1º Ciclo Sentinela de Maricá com os moradores. A pesquisa apontou que 92% de indivíduos potencialmente suscetíveis à Covid-19 podem ser infectados mais adiante na pandemia.

• Das 376 amostras colhidas e testadas, ou seja, 97% da meta, 8% apresentaram taxa de sorologia positiva. Estes números estão mais baixos se comparados com a taxa de sorologia positiva, quando pacientes sintomáticos vão para os polos de atendimento de Covid-19 instalados na cidade, que giram em torno de 20%. Segundo o médico virologista da UFRJ, Amilcar Tanuri, coordenador da pesquisa, a porcentagem de assintomáticos é um fator relevante para o processo de reabertura das atividades.

• O coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Marcelo Velho, reforça a importância de as pessoas continuarem com as regras de higienização para frear a disseminação no município.

• A Secretaria de Saúde de Maricá prorrogou até o dia 13/11 a campanha de multivacinação. A cidade vai receber um quantitativo de doses a mais do Estado, vindas do Ministério da Saúde. Na próxima terça-feira (03/11), as 24 Unidades de Saúde da Família já receberão vacina contra Poliomielite.

• Até o dia 28/10, Maricá ministrou 14.195 doses, sendo 10.820 de multivacinação e 3.375 doses contra Poliomielite (paralisia infantil).

• A Nota Técnica semanal divulgada nesta sexta-feira (30/10) pela Secretaria de Saúde de Maricá sustenta a decisão de manter a cidade na Bandeira Amarela estágio 2, em razão da estabilidade do comportamento da pandemia detectada pelos indicadores da área de saúde;

• A taxa de ocupação de leitos disponíveis para Covid-19 no período de 23 a 29/10 dos hospitais Conde Modesto Leal e no novo hospital municipal de Maricá foi de 39,5%, sendo 25,4% de pacientes de outros municípios. Na semana anterior a taxa era de 49,6%, com 25,4% de outras cidades.

• Maricá registra, até esta sexta-feira (30/10), 4.345 casos confirmados e 138 óbitos por Covid-19. Os dois óbitos deste boletim são de duas mulheres de 43 e 60 anos que moravam em Inoã e no Spar. Estão curadas da doença 4.132 pessoas e há no momento 75 casos ativos, além de 32 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde;

• A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registra, até esta sexta-feira (30/10), 309.496 casos confirmados e 20.565 óbitos por coronavírus no estado. Estão recuperadas da doença 283.728 pessoas.