sábado, 8 de agosto de 2020

SECRETARIAS DE SEGURANÇA E DE TRÂNSITO, AMENIZAM CONGESTIONAMENTO NA ROBERTO SILVEIRA EM HORÁRIO DE RUSH (assista os videos)


O jornal Barão de Inohan foi conferir a ação da Guarda Municipal de Maricá, na confluência da RJ 106 com RJ 114 (Avenida Roberto Silveira), na entrada do bairro do Flamengo em Maricá.

Motivo de várias reportagens do jornal Barão de Inohan, nos dias de semana entre 16 e 18 horas e nos sábados pela manhã (quando o fluxo de veículos na RJ 106 é intenso rumo às cidades da Região dos Lagos), aqueles que se utilizam da avenida Roberto Silveira para saírem de Maricá, rumo as cidades da Região dos Lagos, Itaboraí, Niterói, São Gonçalo e Rio de janeiro, enfrentam uma "batalha" ao esperar mais de meia hora para andar pouco mais de um quilômetro devido ao enorme congestionamento que se arma na avenida rumo à RJ 106.

Veículos tentam "arrumar" uma brechinha entre um carro e outro para tentarem cruzar a RJ 106 rumo ao Rio e Niterói e o problema se agrava, quando aqueles que rumam em direção à Ubatiba, Silvado, Lagarto e Itaboraí, precisam ainda cruzar a outra pista pista da RJ 106 (sentido Saquarema - Niterói).


O problema se agrava com a "inteligente obra" realizada no final da avenida (em frente à loja de móveis Primore), onde a pista é afunilada. Mas a solução é simples e já foi mostrada  pelo jornalista e engenheiro Pery Salgado (jornal Barão de Inohan) aos "engenheiros e técnicos de vias públicas" de Maricá (ainda na época do secretário Celso Netto), que não deram a mínima. Não satisfeito, o jornalista mostrou a solução ao secretário de segurança e ordem pública - Coronel Veras e ao secretário de trânsito - Coronel Amaral, que acharam a ideia excelente e de fácil solução e estarão encaminhando à engenharia da SOMAR (agora responsável também por obras em vias públicas). Basta que um pedaço da calçada em frente à loja Primore (com cerca de 100 metros de extensão por 4 de largura), seja transformada numa pista de rolagem, facilitando o acesso para os veículos que vão em direção a Região dos Lagos (saindo da Roberto Silveira).


Mas, na verdade o problema só será resolvido quando o retorno (cujo projeto já foi aprovado pelo DER e que a prefeitura de Maricá se incumbiu de realizar sem nenhum ônus para o estado) na altura do km 31,5 da RJ 106 for construído, acabando de vez com o cruzamento da RJ 114 com a RJ 106, pois todos os veículos oriundos da avenida Roberto Silveira e que querem acessar Itaboraí, Niterói e Rio, terão que ir até o km 31,5, retornando rumo aos seus destinos.

Infelizmente sempre temos a presença de apressadinhos.
Este MAUTORISTA não deu a mínima para o Guarda Municipal
que havia solicitado a parada dos veículos vindos pela RJ 106
e quase provoca acidente

Como essa solução parece estar longe de uma conclusão (a previsão do início da obra era janeiro de 2018, com um ano para sua conclusão), a SEOP (Secretaria de Segurança e Ordem Pública - Coronel Julio Veras) e STEV (Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária) colocaram desde à terça feira 04 de agosto (2020), Guardas Municipais (entre 16:30 e 18 horas), na confluência das rodovias para tentar diminuir o congestionamento na avenida Roberto Silveira no horário do rush, e a operação foi plena de exito, resolvendo o problema no local e no horário mencionado.


Mas, esperamos que a prefeitura de Maricá consiga junto ao DER a conclusão da solução, com a construção do retorno no km 31,5 da RJ 106, acabando com o cruzamento das rodovias.

Enquanto isso, ficam os parabéns para os GMs envolvidos e para os secretários que tomaram esta decisão (embora saibamos seja paliativa e sem que estas secretarias tenham responsabilidade na solução deste problema), aguardando para breve a solução definitiva do problema.


Confira os videos da sexta feira 07 de agosto: