O prazo para que os motoristas do Estado do Rio façam o licenciamento anual de seus automóveis foi prorrogado pelo Detran-RJ. Com isso, os proprietários que ainda não emitiram o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2020 num dos postos de atendimento do órgão ganharam mais tempo para regularizar a situação. O documento também está disponível de forma digital, para quem não necessita da versão em papel.
Veja o novo cronograma:
- Finais de placa de 0 a 2 - até 30 de setembro de 2020
- Finais de placa de 3 a 6 - até 31 de outubro de 2020
- Finais de placa de 7 a 9 - até 30 de novembro de 2020
Por conta das dificuldades de agendamento — já que muitos motoristas não estão conseguindo marcar o atendimento nos postos, após a retomada gradual dos serviços do Detran-RJ —, a recomendação do órgão é que os proprietários optem pela emissão do documento veicular via aplicativo. A medida ajuda também a evitar aglomerações nas unidades.
Para isso, basta baixar o app Carteira Nacional de Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), disponível para dispositivos móveis com sistema Android ou iOS. O documento virtual tem validade em todo o território nacional.
Vale destacar, no entanto, que o CRLV somente pode ser emitido se o motorista estiver com a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) do Detran-RJ quitada — que pode ser emitida no site do Bradesco —, assim como o seguro obrigatório (DPVAT), disponível no site da seguradora Líder.
Como emitir o CRLV digital
Uma vez instalado o app, abra e selecione “Entrar com gov.br”. Na tela seguinte, informe CPF, selecione “Próxima” e crie uma conta. Então, retorne ao aplicativo e clique em “Entra”.
Para baixar o CRLV digital, faça o login, selecione “Veículos”, informe o Renavam e o número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres). Depois, selecione “Incluir”.
O CRV é o documento usado apenas quando se quer vender o veículo. É diferente do CRLV, que comprova a situação regular do carro a cada ano e que o motorista deve sempre apresentar em caso de abordagem em blitz.
Se o acesso ao aplicativo for feito corretamente, e o documento referente a 2020 não for localizado, será preciso se dirigir ao Detran-RJ, após fazer um agendamento por telefone: (21) 3460-4040 e 3460-4041.
A versão digital, no entanto, não é válida para veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e transporte escolar. Neste caso, ainda é preciso emitir o CRLV numa unidade do Detran-RJ, pois é necessária a apresentação de documentação complementar.