Duas novas pontes para carros e pedestres que a Prefeitura de Maricá constrói no loteamento Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, entraram em fases similares nesta semana. Na Rua 53, a peça viária passou pela concretagem do que será o seu piso para as faixas de rolamento e os guarda-corpos. O mesmo processo, chamado de consolidação do piso, está sendo preparado na que fica na Rua Ivan Dias Pereira (antiga 116) e deve ocorrer na próxima semana. Em ambas, que terão cerca 30 metros de comprimento e 12,5 metros de largura, a previsão de entrega é para setembro.
Na ponte da Rua 53, a etapa seguinte será a construção das rampas de acesso nas duas margens do Canal da Costa, onde haverá muros de contenção laterais. Na antiga 116, apenas o lado da praia terá uma dessas rampas, já que na margem oposta à nova via está no nível da rua. As obras de acessos em ambas começam na próxima semana.
O engenheiro Jorge Heleno Silva, responsável pelos projetos e sua execução, afirmou que haverá outras duas pontes sendo erguidas nos próximos meses. Na Rua 128, os chamados ‘bate-estacas’ iniciam a preparação para uma nova passagem, enquanto na Rua 70 está prevista para a próxima semana a demolição da antiga estrutura, que já havia sido interditada há alguns dias.
“Todas elas seguem o mesmo padrão que estamos implantando desde o ano passado na outras que construímos no bairro, tanto na Avenida Zumbi dos Palmares quanto na da Rua 83, bem como a que está sendo feita também na outra ponta da cidade, na Avenida 1 do Vale da Figueira”, destacou o engenheiro do setor de Obras Diretas da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).
Fotos: Raphael Costa |
Ponte da Rua 70, em Itaipuaçu, começa a ser demolida
Mais uma nova ponte para veículos e pedestres será erguida pela Prefeitura no loteamento Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. Com mais de uma década de utilização sobre o Canal da Costa, a antiga passagem da Rua 70 começou a ser demolida na segunda-feira (20/07) para dar lugar à outra peça viária, que deverá ficar pronta até dezembro. Com o mesmo padrão das outras que foram montadas no bairro, a ponte terá cerca 30 metros de comprimento e 12,5 metros de largura.
O trânsito na ponte estava interditado desde junho, o que facilitou o serviço de demolição, que teve inicio com a retirada das ligações entre as cabeceiras e pista. Foi instalada uma passagem provisória para pedestres até a conclusão da obra. A nova ponte terá pista para circulação em ambos os sentidos e guarda-corpos para pedestres.
De acordo com o engenheiro Jorge Heleno Silva, da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) responsável pela intervenção, as próximas a serem erguidas são a da Rua 128 e outra que vai substituir a antiga peça da Estrada dos Cajueiros, que está em duplicação.