A Guarda Municipal de Maricá passou a ter um novo comandante na quarta-feira 15/07. Com 17 anos na corporação, o agente Luciano Moretti substitui Renato Moreira e reassume o posto pela segunda vez, já tendo estado à frente da tropa entre 2013 e 2016. Seu subcomandante é Carlos Eduardo da Silva, que está há 15 anos na GM.
Segundo o secretário de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Integrada, Júlio Veras, a mudança se deu pelo desgaste natural que o cargo proporciona.
“É uma troca que se faz saudável e nossa intenção é sempre motivar a tropa e valorizar nossa guarda. A equipe que deixa o comando vai passar a somar em outras missões dentro da corporação”, disse.
Moretti afirmou que pretende expandir a atuação da Guarda Municipal, e a convocação dos novos agentes, que foram aprovados no último concurso público, cuja homologação ocorreu no último dia 30 de junho, tornará viável.
“Nossa intenção é expandir a atuação da Guarda Municipal de maneira igual pelos quatro distritos do município, e creio que possamos realizar isso com a chegada desses novos agentes”, ressaltou o novo comandante da corporação.
CONDADO TERÁ SUB SEDE EM BREVE
A informação chegou ao jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan), há cerca de um mês e foi confirmado pelo secretário da pasta - Coronel Veras - em ligação telefônica, há cerca de duas semanas. A Guarda Municipal estará utilizando o prédio existente na entrada do bairro do Condado (ao lado do pórtico) para ser a sub-sede da Guarda atuando em benefício dos moradores do bairro, do Marques de Maricá, do Condomínio Bosque dos Lordes e do entorno do Condado. O prédio serviu por anos para a APAC - Associação de Proprietários e Amigos do Condado, ao qual o jornalista foi um dos fundadores e presidente da associação.
Inclusive, quando o então secretário de segurança Celso Netto, no início do governo de Fabiano Horta, começou a implantar os módulos de segurança em toda Maricá, o jornalista procurou o secretário dando a ideia de trazer a Guarda Municipal para ocupar o prédio (que tem duas salas, cozinha e banheiro), mas o secretário disse que não era interessante e que estaria estudando a colocação de um módulo (container) de segurança na entrada do Condado. Felizmente o "trambolho" não foi colocado e agora, o Coronel Julio Veras aguarda as obras da SOMAR de melhoria do prédio, para em muito breve ocupar com mais uma sub-sede da Guarda Municipal.