sexta-feira, 31 de julho de 2020

MAIS DOIS ÓBITOS EM MARICÁ. MESMO NA FASE AMARELO 2, ESPORTES COLETIVOS VOLTAM A SER AUTORIZADOS.

O 83º e o 84º óbitos foram de um homem de 75 anos, morador do Cajueiro, e de uma mulher de 55 anos, moradora do Centro


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.


• O Gabinete de Prevenção da Prefeitura de Maricá decidiu nesta sexta-feira (31/07) manter a cidade na bandeira Amarela estágio 2 até o próximo dia 09/08, com base na Nota Técnica emitida pela Secretaria de Saúde. A partir deste sábado (01/08), está autorizada a volta da prática de atividades esportivas coletivas;

• Está na Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza a aplicação de advertência, seguida de multa, para pessoas físicas e estabelecimentos que não observarem as medidas de proteção e prevenção determinadas pelos decretos municipais. A cidade mantém controlados o contágio e os efeitos da pandemia de Covid-19, mas para que isso se mantenha é necessário que a população mantenha os cuidados e as medidas de proteção e prevenção;

• Maricá registra, até esta sexta-feira (31/07), 2.316 casos confirmados de Covid-19, com 84 óbitos e 2.077 pacientes curados. O 83º e o 84º óbitos foram de um homem de 75 anos, morador do Cajueiro, e de uma mulher de 55 anos, moradora do Centro. Há no momento 154 casos ativos da doença e 25 óbitos ainda estão em análise pela Secretaria de Estado de Saúde;

• O município tem o segundo melhor número de pacientes curados do estado, com índice de 95,32% - acima do resultado do estado, que tem 90,43%. Apenas em Niterói, que tem 96,09% de curados, esse índice é melhor. Já o índice de letalidade, que é a taxa de óbitos entre contaminados (por 100 mil habitantes) de Maricá está em 4,68%, também muito inferior ao do estado, que é de 9,57%, e também atrás do de Niterói, que tem 3,91%;

• A taxa de ocupação dos leitos disponíveis para Covid-19 entre os dias 24 e 30/07 foi de 58,4%, segundo levantamento semanal feito pela Secretaria de Saúde de Maricá. No período de 17 a 23/07 essa taxa estava em 53,6%;

• A Secretaria de Estado de Saúde informa que registra, até esta sexta-feira (31), 165.495 casos confirmados e 13.477 óbitos por coronavírus no estado, e 141.413 pacientes se recuperaram da doença.

Guarda Municipal de Maricá troca de comando. Condado terá sub sede em breve.


A Guarda Municipal de Maricá passou a ter um novo comandante na quarta-feira 15/07. Com 17 anos na corporação, o agente Luciano Moretti substitui Renato Moreira e reassume o posto pela segunda vez, já tendo estado à frente da tropa entre 2013 e 2016. Seu subcomandante é Carlos Eduardo da Silva, que está há 15 anos na GM.

Segundo o secretário de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Integrada, Júlio Veras, a mudança se deu pelo desgaste natural que o cargo proporciona.


“É uma troca que se faz saudável e nossa intenção é sempre motivar a tropa e valorizar nossa guarda. A equipe que deixa o comando vai passar a somar em outras missões dentro da corporação”, disse.

Moretti afirmou que pretende expandir a atuação da Guarda Municipal, e a convocação dos novos agentes, que foram aprovados no último concurso público, cuja homologação ocorreu no último dia 30 de junho, tornará viável.

“Nossa intenção é expandir a atuação da Guarda Municipal de maneira igual pelos quatro distritos do município, e creio que possamos realizar isso com a chegada desses novos agentes”, ressaltou o novo comandante da corporação.


CONDADO TERÁ SUB SEDE EM BREVE

A informação chegou ao jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan), há cerca de um mês e foi confirmado pelo secretário da pasta - Coronel Veras - em ligação telefônica, há cerca de duas semanas. A Guarda Municipal estará utilizando o prédio existente na entrada do bairro do Condado (ao lado do pórtico) para ser a sub-sede da Guarda atuando em benefício dos moradores do bairro, do Marques de Maricá, do Condomínio Bosque dos Lordes e do entorno do Condado. O prédio serviu por anos para a APAC - Associação de Proprietários e Amigos do Condado, ao qual o jornalista foi um dos fundadores e presidente da associação.


Inclusive, quando o então secretário de segurança Celso Netto, no início do governo de Fabiano Horta, começou a implantar os módulos de segurança em toda Maricá, o jornalista procurou o secretário dando a ideia de trazer a Guarda Municipal para ocupar o prédio (que tem duas salas, cozinha e banheiro), mas o secretário disse que não era interessante e que estaria estudando a colocação de um módulo (container) de segurança na entrada do Condado. Felizmente o "trambolho" não foi colocado e agora, o Coronel Julio Veras aguarda as obras da SOMAR de melhoria do prédio, para em muito breve ocupar com mais uma sub-sede da Guarda Municipal.


Guaratiba ganha área de lazer, mas ali perto, ciclovia está largada e cheia de mato


Os moradores de Guaratiba ganham no próximo mês uma nova área de lazer. Ocupando uma área de aproximadamente 1.300 metros quadrados, a praça esta localizada entre as avenidas Maysa e Reginaldo Zeidan.

Como em outras áreas da cidade, a nova praça terá academia ao ar livre, playground, jardinagem, acessibilidade e um pergolado – espécie de galeria feito de duas séries de colunas paralelas – de madeira com mesas para jogos. Haverá ainda uma área para estacionamento e nova iluminação.


Para facilitar o acesso de quem for ao local, equipes da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) vão construir um redutor de velocidade ao lado da praça. Além de outros dois obstáculos do tipo ‘quebra-molas’ na Avenida Maysa, sendo um na altura de quem está chegando em Guaratiba e outro na direção de quem está vindo de Cordeirinho.


PRAÇA LINDA E CICLOVIA ABANDONADA

Mas de que adianta MAIS uma praça linda, urbanizada, com área de lazer, convívio e esportes para a população local e visitantes, se em vários pontos da ciclovia que liga Ponta Negra a Guaratiba (pela avenida Reginaldo Zeidan) está sem a pintura, mal conservada e com mato alto em vários trechos, causando problemas para motoristas que acabam invadindo a ciclovia e para os ciclistas que trafegam no local sem a devida tranquilidade e proteção?

Esperamos que a SOMAR faça o mais breve possível, a limpeza da ciclovia e a repintura da mesma, para gerar mais segurança para motoristas e ciclistas que passam pelo local.

Um grande contraste, ciclovia quase sem pintura, até chegar à Guaratiba,
onde no novo parque na lagoa (perto da escola Trenzinho da Alegria), a
ciclovia está bem sinalizada e com pinturas bem nítidas.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

SECRETARIA DE SAÚDE DE MARICÁ MUDA QUADRO DE INFORMAÇÕES. ALÉM DAS 82 VÍTIMAS, MAIS 25 ÓBITOS ESTÃO EM ANÁLISE


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.


• Maricá registra, até esta quinta-feira (30/07), 2.250 casos confirmados de Covid-19, com 82 óbitos e 2.021 pacientes curados da doença;

• A partir deste boletim, a Prefeitura passa também a incluir o número de casos ativos de Covid-19 na cidade. O número é a diferença entre o total de casos (2250), os curados (2021) e os óbitos *82). Hoje há apenas 147 pessoas nessa condição. Também passa a ser incluído o número de óbitos em análise (25), que são casos em que a relação entre a Covid-19 e a causa da morte ainda precisa ser estabelecida, ocorridos principalmente fora do município;

• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta quinta-feira (30), 163.642 casos confirmados e 13.348 óbitos pelo novo coronavírus;

DOIS NOVOS CRAS EM MARICÁ: BOSQUE FUNDO E SANTA PAULA


A quinta feira chuvosa trouxe dois grandes presentes para Maricá na área de Assistência Social: foram inaugurados duas novas unidades do CRAS, uma no Bosque Fundo (Inoã) e outra em Santa Paula, os dois no terceiro distrito.

Os moradores do Bosque Fundo, em Inoã, receberam da Prefeitura na quinta-feira (30/07) uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Localizado ao lado da Escola Municipal Romilda Nunes e próximo do Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (Minha Casa Minha Vida de Inoã), o novo posto vai atender cerca de cinco mil famílias. Assim, Maricá passa a ter dez unidades do CRAS, além de uma unidade itinerante que percorre outros bairros ainda sem tais equipamentos.

Secretária de Assistência Social, Laura Vieira da Costa lembrou da necessidade desse CRAS em uma região populosa. “Os moradores do Minha Casa Minha Vida e adjacências tinham que procurar o CRAS de Inoã do outro lado da rodovia, então era muito mais complicado. Hoje eles tem aqui, uma unidade perto de casa, com uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, cadastradores e advogados que vão oferecer os serviços e garantir o acesso do cidadão aos seus direitos em todas as políticas públicas da Prefeitura”, explicou.

Laura também destacou as ações de Assistência Social em termos de pandemia. “Todo mês são entregues 30 mil cestas básicas e kits de higiene para todas as famílias que tem filhos matriculados na rede pública em parceria com a Secretaria de Educação. Além disso, todos aqueles que são cadastrados no CRAS também recebem um kit em suas próprias casas, evitando assim a aglomeração”, ressaltou.


Coordenadora da unidade, Marcelly Miliosi ressaltou alguns desafios que serão enfrentados a partir de agora. “Por causa da pandemia, a gente não está tendo grupos, mas possui oficinas de designer de sobrancelha, de manicure e grupos intergeracionais. Então, é dar continuidade a esse trabalho que eu já fazia no CRAS da Região Oceânica para os moradores do Bosque Fundo, que é realizar os acompanhamentos sistemáticos, incluir as famílias nos programas sociais e estimular os serviços de fortalecimento de vínculos familiares junto da comunidade”, pontuou.

Diferentemente de outras unidades, no Bosque Fundo os moradores poderão realizar atividades que foram interrompidas com o isolamento social, como oficinas de geração de renda e núcleos de convivência. Por ter uma área ao ar livre disponível, a atividade possibilita o respeito aos protocolos de segurança da pandemia.

Durante este período, no entanto, o funcionamento será feito somente com agendamentos, que podem ser feitos de segunda a sexta-feira das 8h às 17h através do telefone (21) 99177-1466.

SANTA PAULA TAMBÉM É BENEFICIADA

A outra unidade inaugurada foi em Santa Paula. Uma nova unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) foi inaugurada também na quinta-feira (30/07) em Santa Paula, ao lado do posto de saúde do bairro e da Escola Municipal Vereador Osdevaldo Marins da Matta.

O espaço montado com uso de módulos passa a atender a cerca de 5 mil famílias que, além de Santa Paula, moram em Cassorotiba, Spar e Calaboca, e que antes tinham de ir até Inoã. Serão 8 profissionais (dois psicólogos, dois assistentes sociais e quatro técnicos) oferecendo atendimento psicossocial, encaminhamentos e inscrição no CADUnico federal, que possibilita benefícios como Bolsa Família e tarifa social de energia elétrica.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o CRAS Santa Paula começa a atender através de agendamento feito pelo telefone 97630-9619. “Quando for possível, também teremos atendimento em grupo e visitas domiciliares. Mas já estamos disponibilizando esta porta de entrada dos serviços de assistência social”, ressaltou a coordenadora Maria Dolores Gobbi.

Para a secretária de Assistência Social de Maricá, Laura Vieira da Costa, a proximidade é um ganho para os moradores. “Além de distante, era até perigoso para muita gente ter de ir a Inoã, porque era preciso atravessar a rodovia. Outro aspecto importante é o fato de estarmos abrindo este equipamento público”, observou ela, reforçando outras unidades do CRAS que forem abertas terão esse mesmo modelo.

Alguns usuários dos serviços do CRAS participaram da inauguração e também ressaltaram a vantagem de estar agora dentro do bairro. “Para mim foi muito bom vir para cá, pois é um lugar onde resolvo muita coisa. Eu e minha família tiramos documentos e fomos muito bem atendidos pela equipe”, contou a dona de casa Elisabeth da Silva, de 40 anos, que mora com outras seis pessoas onde todas recebem atendimento. Por sua vez, Arlete Soares Costa mora sozinha e disse que também vai procurar os serviços da nova unidade. “Quero falar com a assistente social, para mim que vivo sozinha é ótimo. O espaço ficou lindo também, vai ser bom para todos”, afirmou.



Fotos: Vinícius Manhães

PRIMEIRA DAMA COM COVID. BRASIL SUPERA 2,5 MILHÕES DE CASOS E 90 MIL ÓBITOS

Brasil supera marcas de 90 mil mortes e 2,5 milhões de casos de coronavírus


Michelle Bolsonaro (foto acima), através de suas redes sociais, se pronunciou após o Planalto, na quinta-feira 30/7, informar que ela havia testado positivo para o novo coronavírus. No comunicado, a primeira-dama afirmou que está bem. Ela aproveitou para agradecer as orações por sua recuperação.

"Como o Planalto já informou, testei positivo para Covid-19. Estou bem e seguindo todos os protocolos estabelecidos para o tratamento. Obrigada pelas orações. Deus está no controle", consta da mensagem da mulher do presidente Jair Bolsonaro.

Mais cedo, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência havia divulgado um comunicado sobre o quadro da primeira-dama:

"A primeira-dama Michelle Bolsonaro testou positivo para Covid-19 nesta quinta-feira, 30. Ela apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos. A primeira-dama está sendo acompanhada pela equipe médica da Presidência da República", diz a nota da Secom.

O diagnóstico ocorre após o presidente Jair Bolsonaro também ter contraído a doença. Bolsonaro informou no dia 7 de julho que estava com a Covid-19. No último sábado, disse estar recuperado. 

Neste período, ele permaneceu no Palácio da Alvorada.

2,5 MILHÕES DE CASOS E 90 MIL MORTES NO BRASIL

O Brasil superou na quarta-feira 29, duas marcas simbólicas que mostram a força da disseminação do coronavírus pelo território nacional. De acordo com boletim de veículos de imprensa, o país conta com 90.188 óbitos e 2.555.518 ocorrências da Covid-19.

Foram registradas 1.554 novas mortes nas últimas 24 horas, o maior índice visto desde o início da pandemia no país, ultrapassando os 1.470 registros feitos no dia 4 de junho. O recorde está relacionado aos índices de São Paulo, que acumulou no balanço desta quarta-feira os números que coletou ontem.

Os dados são divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

O governo federal decidiu reabrir as fronteiras aéreas para a entrada de estrangeiros no Brasil, que estava proibida desde o final de março, devido à pandemia. A medida tem como objetivo auxiliar na retomada do turismo. O trânsito terrestre e transporte aquaviário, porém, permanecerão vetados por mais 30 dias.

Em São Paulo, onde já foram registrados mais de 500 mil casos da doença, o governador João Doria (PSDB) afirmou que dobrará a produção de vacina com doações de empresários, que teriam se comprometido com auxílio financeiro de R$ 96 milhões.

Doria enfrentou esta quarta-feira um protesto de professores da rede pública estadual de ensino, que se manifestam contra a retomada das aulas presenciais, prevista pelo governo paulista para 8 de setembro. Segundo o governador, a manifestação tem viés político.

A corrida pela vacina contra a doença continua intensa no exterior. A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira que fechou um acordo com o laboratório americano Gilead para o uso do antiviral remdesivir em cerca de 30 mil pacientes em casos graves de Covid-19 na União Europeia a partir de agosto.

MORRE MC ATREVIDA APÓS PROCEDIMENTO ESTÉTICO

Funkeira MC Atrevida morre após fazer procedimento estético em clínica na Vila Isabel, no Rio


A funkeira Fernanda Rodrigues, de 44 anos, mais conhecida como MC Atrevida, morreu após fazer um procedimento estético em uma clínica em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. A cantora fez uma lipoescultura para retirar gordura das costas e injetar nos glúteos no dia 16 de julho. Após dez dias, ela foi internada no Hospital municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, mas não resistiu e faleceu.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Fernanda chegou com fortes dores no último domingo, dia 26, e foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. Ela morreu no dia seguinte e seu corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.

Conforme a SMS, só um laudo do IML vai determinar o que causou o óbito.MC Atrevida foi enterrada nesta quarta-feira, dia 29, no Cemitério da Cacuia, na Ilha. O caso é investigado pela 37ªDP (Ilha).


O procedimento foi realizado na clínica que pertence a Vania Tavares, que se autointitula "Rainha das Plásticas". No dia 7 de julho, Fernanda publicou uma foto no Facebook ao lado de Vânia em frente ao local onde realizaria a lipoescultura nove dias depois. A funkeira elogiou a dona do lugar:

"A Braba tem nome. Rainha das Plasticas Vânia. Quer ficar com a beleza em dia? É aqui na Vila Isabel", escreveu na publicação.

Amigos fazem homenagem

Após a morte de MC Atrevida, os amigos prestaram homenagens nas redes sociais:


"Quem vai me fazer passar mal de rir na madrugada? De quem vou ouvir que sou pica das galáxias? Quem vai me ligar fazendo queixa do nosso Doug e pedindo pra eu arrasar ele? Eu vou ganhar essa guerra por vc agora! É questão de honra! Vai em paz irmã... Fernanda Rodrigues atrevida, deixa que iremos brigar por vc aqui. Obrigada por tudo. Até um dia...", disse a jornalista Luciana Picorelli.

"Com a vida aprendi que não existem despedidas fáceis, mas de todas, a que dói mais é aquela em que sabemos que não voltaremos a encontrar a pessoa a quem dizemos adeus.Hoje lhe digo um desses adeus, amiga, pois você partiu para sempre e junto levou um pedaço grande do meu coração. Adeus, minha amiga! Como custa aceitar esta despedida, como dói tentar imaginar como será o dia de amanhã sem ter você por perto.Mas mesmo não estando mais entre nós, você estará eternamente comigo, através de todas as lembranças que construí ao seu lado, e desta saudade que para sempre sentirei por você. Descanse em paz, amiga! Te amarei eternamente", escreveu a amiga Janine Vieira.

Com a vida aprendi que não existem despedidas fáceis, mas de todas, a que dói mais é aquela em que sabemos que não voltaremos a encontrar a pessoa a quem dizemos adeus.


Hoje lhe digo um desses adeus, amiga, pois você partiu para sempre e junto levou um pedaço grande do meu coração. Adeus, minha amiga! Como custa aceitar esta despedida, como dói tentar imaginar como será o dia de amanhã sem ter você por perto.

Mas mesmo não estando mais entre nós, você estará eternamente comigo, através de todas as lembranças que construí ao seu lado, e desta saudade que para sempre sentirei por você. Descanse em paz, amiga! Te amarei eternamente. 😭💔 (Bárbara Paz)


MARICÁ MUITO PRÓXIMA DE TER UM CENTRO DE HEMODIÁLISE


Paciente renal de Maricá que constantemente se deslocam para outros municípios em busca de tratamentos , em alguns casos chegam a óbito longe de suas residências, agora tem a esperança de ter o seu sofrimento amenizado realizando o tratamento de diálise entre outros no próprio município, graças ao projeto de lei 2787 do deputado estadual Danniel Librellon (Republicanos) que está em tramitação na ALERJ. O projeto prevê a criação de um Centro Especializado em Hemodiálise e Diálise Peritoneal em Maricá. O local deverá oferecer atendimento ao pacientes, além de apoio de psicólogo, nutricionista e assistente social.
Segundo o PL, os serviços oferecidos pelo Centro às pessoas com deficiência renal, deverão ser prestados por profissionais contratados via concurso público de provas ou de provas e títulos.
De acordo com o parlamentar, o fato da cidade de Maricá não possuir um centro como este, dificulta e penaliza o doente, que na maioria das vezes tem que se deslocar para outras cidades.
"O tratamento de hemodiálise geralmente causa um impacto emocional no paciente e aos familiares. O fato de precisar comparecer à clínica de diálise três vezes na semana e permanecer por quatro horas para realizar o tratamento muda a rotina familiar. Ter a oportunidade de fazer um tratamento perto de casa e contar com todos os serviços que serão oferecidos, vai trazer uma melhor qualidade de vida ao portadores da doença que dependem da hemodiálise para viver", destacou o deputado.
Ainda segundo o texto, a a abertura do Centro deverá seguir as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o poder executivo poderá celebrar convênios com hospitais e associações.


Abaixo, na integra o projeto de lei:
PROJETO DE LEI Nº 2787/2020
AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CRIAR O CENTRO ESPECIALIZADO EM HEMODIÁLISE E DIÁLISE PERITONEAL NO MUNICÍPIO
DE MARICÁ.
Autor: Deputado DANNIEL LIBRELON

D E S PA C H O :
A imprimir e às Comissões de Constituição e Justiça; de Saúde; de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional; e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e
Controle.
Em 24.06.2020.
DEPUTADO ANDRÉ CECILIANO, PRESIDENTE.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE:
Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a criar Centro Especializado em Hemodiálise e Diálise Peritoneal, com apoio de psicólogo e nutricionista, além de assistente social, no Município de Maricá.

Art. 2º - O Centro Especializado em Hemodiálise e Diálise
Peritoneal tem como objetivo a abordagem e o tratamento multidisciplinar à saúde das pessoas com problemas renais.

§ 1º - Para os efeitos de atendimento e tratamento multidisciplinar, o Centro deverá estar equipado com equipe médica especializada no acompanhamento e orientação aos pacientes e a seus familiares, disponibilizando serviços próprios e especializados aos usuários, dentre os quais:
1 - médicos especialistas em Hemodiálise e Diálise Peritoneal;
2 - psicólogos;
3 - nutricionistas;
4 - assistente social.

§ 2º - O Centro, se criado e instalado, assegurará amplo
atendimento aos usuários dependentes de hemodiálise e diálise peritoneal.

§ 3º - Os serviços oferecidos pelo Centro às pessoas com
deficiência renal deverão ser prestados por profissionais contratados
via concurso público de provas ou de provas e títulos.

Art. 3º - Caberá à Secretaria de Estado de Saúde coordenar
e orientar diretrizes para a implementação de uma política pública para o diagnóstico e o tratamento das pessoas atingidas pela doença.

Art. 4º - A abertura do Centro de Hemodiálise e Diálise Peritoneal deverá seguir as diretrizes e princípios do Sistema Único de
Saúde - SUS.

Art. 5º - O Poder Executivo poderá celebrar convênios com
hospitais e associações para cumprimento dos objetivos desta lei.

Art. 6º - As despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 7º - O poder executivo regulamentará a presente Lei.

Art. 8º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 17 de junho de 2020.
Deputado DANNIEL LIBRELON

J U S T I F I C A T I V A
Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do nosso sangue, que reabsorve várias substâncias úteis ao nosso organismo. Eles são os únicos órgãos do corpo humano que podem ser substituídos por uma máquina, embora essa substituição não seja perfeita.
Através da hemodiálise, pessoas que possuem suas funções renais prejudicadas têm a oportunidade de manter uma vida próxima do normal, podendo praticar atividades físicas, trabalhar, viajar, etc.

A hemodiálise é feita através de uma máquina que filtra artificialmente o sangue. Nessa máquina, o sangue da pessoa circula através de um rim artificial cheio de tubos com membranas semipermeáveis. Esses tubos se encontram mergulhados em uma solução que contém as mesmas substâncias que se encontram presentes no sangue, como a glicose, sais, entre outros. Como essa solução em que os tubos se encontram mergulhados possui as mesmas concentrações que o sangue, apenas as substâncias tóxicas e impurezas saem do sangue através de difusão, pois se encontram em concentrações diferentes.

A notícia de que precisa realizar o tratamento de hemodiálise geralmente causa um impacto emocional no paciente e aos familiares. O medo frente ao desconhecido se faz presente. O fato de precisar comparecer à clínica de diálise três vezes na semana e permanecer por quatro horas para realização do tratamento muda a rotina familiar.

O paciente pode sofrer alterações em relação ao trabalho, vida social, vigor físico, estabilidade econômica, vida sexual, na autonomia, imagem corporal e alimentação. Essas mudanças geram uma dor emocional, que é pessoal e intransferível, que diz respeito a uma pessoa com a sua história e que requer enfrentamento.

Nesse momento há um tratamento a ser feito e que, seguido corretamente, vai possibilitar que o paciente viva bem e com qualidade. Comparecer às sessões de diálise significa poder dar continuidade aos seus projetos, seus sonhos, a sua vida.

A Cidade de Maricá não possui esse centro, fato que dificulta e penaliza o doente, que na maioria das vezes tem que se deslocar para outras cidades ou até mesmo à capital.

Portanto, entendemos como necessária a criação de um Centro de Hemodiálise e Diálise Peritoneal na referida cidade, de forma a patrocinar uma melhor qualidade de vida aos portadores dessa doença, razão pela qual solicito o apoio de meus Nobres Pares para a aprovação do presente projeto.


quarta-feira, 29 de julho de 2020

NÚMEROS DA ECONOMIA DURANTE A PANDEMIA SÃO POSITIVOS EM MARICÁ (!?!)

Maricá, a única cidade no Estado a gerar empregos mesmo na pandemia, mas população ainda clma por mais empregos



O conjunto de medidas de suporte à economia adotado pela Prefeitura de Maricá nos últimos meses como parte das ações de combate à pandemia de Covid-19, levou a cidade a ser a única do estado do Rio – entre municípios com mais de 150 mil habitantes – a registrar alta no número de empregos formais no primeiro semestre de 2020. Em um cenário geral de perdas, o desempenho do município projeta Maricá com um destaque positivo.

O resultado das políticas econômicas municipais se traduziu nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pelo governo federal, que foram divulgados na terça-feira (28/07): de janeiro a junho, Maricá registrou 0,28% mais vagas formais – apenas em junho, foram 150 admissões a mais que demissões, uma variação positiva de 0,83%.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Magnum Amado, os números podem parecer tímidos, mas devem ser analisados num contexto de desaceleração da economia nacional – o país perdeu cerca de 1,2 milhão de vagas formais no primeiro semestre e local: “Em municípios vizinhos, o resultado é bem pior. Niterói registrou queda de 5,34% no estoque de empregos formais, e em São Gonçalo foram 4,87% menos vagas”, detalhou.

Segundo Magnum, o resultado positivo mostra o acerto do conjunto de medidas criado logo no início do período de isolamento social, justamente com o objetivo de estabilizar o estoque de empregos na cidade, mas sem a obrigação de fomentar o crescimento econômico durante o período da pandemia.

“Tivemos um resultado negativo no Caged em abril, quando o cenário ainda era de incerteza quanto à política econômica do país, e os programas de nosso município estavam sendo formulados e lançados. Os resultados desses programas – de Amparo ao Trabalhador (PAT) e ao Emprego (PAE), o Fomenta Maricá – apareceram nos meses seguintes, com a reversão de um quadro de demissões”, explica Magnum, que destaca ainda o aspecto social dos bons números municipais.

“O pacote de medidas de suporte econômico foi formulado também como apoio às medidas de saúde pública, para assegurar que a população maricaense pudesse cumprir o isolamento ao garantir o emprego e a renda das pessoas”, completa.

Mas muitos questionam os resultados; "Poxa, infelizmente sei de lojas que fecharam, não aguentaram esperar pela retomada da economia e dispensaram seus funcionários. Sei também de outras que tiveram que negociar e dispensar alguns funcionários pois sabiam que a retomada demoraria e sei que até hoje não foram recolocados. Aonde estão estes empregos?" disse M. para nossa reportagem.

Já a jovem A.S. afirmou que sabe de muitos locais que negociaram a dispensa e que conhece várias pessoas que estão sem emprego desde o final de abril: "Aonde estão estes novos empregos?" perguntou.

"Chega a ser hilário o que essa prefeitura de Maricá obriga essas mídias sociais aqui da nossa cidade a fazer, a publicar, tentar manipular a mente das pessoas. ... Aonde estão esses empregos que a prefeitura de Maricá diz que está de vento em popa distribuindo para a população. Vou fazer uma live e gostaria que vocês dessem a opinião de vocês" argumentou e convidou Robinson Assis e o resultado (muita revolta dos participantes) vocês podem conferir acessando:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=712559349292838&id=100016163388309

MAIS DE 19 MIL CASOS DESCARTADOS E CURADOS EM MARICÁ. NÚMEROS DA ECONOMIA TAMBÉM SÃO POSITIVOS.


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.


• O conjunto de medidas de suporte à economia adotado pela prefeitura nos últimos meses como parte das ações de combate à pandemia de Covid-19, levou a cidade a ser a única do estado do Rio - entre municípios com mais de 150 mil habitantes - a registrar alta no número de empregos formais no primeiro semestre de 2020;

• Em um cenário geral de perdas, o desempenho da cidade projeta Maricá com um destaque positivo. O resultado das políticas econômicas municipais se traduziu nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pelo governo federal, que foram divulgados na última terça-feira (28/07): de janeiro a junho, Maricá registrou 0,28% mais vagas formais – apenas em junho, foram 150 admissões a mais que demissões, uma variação positiva de 0,83%;

• Maricá registra, até esta quarta-feira (29/07), 2.237 casos confirmados de Covid-19, com 82 óbitos e 1.980 pacientes curados da doença;

• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta quarta-feira (29), 161.647 casos confirmados e 13.198 óbitos pelo novo coronavírus;

Banco Central anuncia cédula de R$ 200 em agosto

Nova cédula foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional. Terá estampado um lobo-guará. Imagem da nova nota será divulgada no fim de agosto, quando começará a circular.



O Banco Central informou nesta quarta-feira (29) que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento da cédula de R$ 200, que terá como personagem o lobo-guará.

De acordo com a instituição, a nova cédula deverá entrar em circulação no final de agosto, e a previsão é que sejam impressas 450 milhões de cédulas de R$ 200 em 2020. É a primeira vez em 18 anos que o real ganha uma cédula de novo valor. O anúncio do lançamento da nova nota provocou vários memes nas redes sociais.

A diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, afirmou que a nova cédula ainda está em fase final de testes de impressão e que a “boa prática internacional” recomenda que não sejam revelados os elementos da cédula até estar pronta.

Por isso, afirmou, não foi divulgada imagem da nova nota de R$ 200 – o que será feito no final de agosto. Atualmente, há seis tipos de cédulas em circulação: R$ 2, R$ 5, R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100.

Carolina Barros afirmou que a instituição está atenta à demanda da população por mais meio circulante. "Se [a demanda] existe, a gente precisa atender. A gente não sabe por quanto tempo essa demanda adicional por dinheiro vai durar", declarou.


Segundo ela, em momentos de incerteza, como atualmente, durante a pandemia de coronavírus, as pessoas tendem a fazer saques e acumular dinheiro. "Isso não é um fenômeno do nosso país, e isso gerou um aumento expressivo de demanda nas casas impressoras", declarou.

De acordo com a diretora, o Conselho Monetário Nacional autorizou nesta quarta-feira (29) o valor de R$ 113,4 milhões para impressão de 450 milhões de cédulas de R$ 200 e 170 mihões de cédulas de R$ 100.

A diretora do BC afirmou que a impressão de novas cédulas não tem relação com inflação. "Temos um sistema de metas. No momento, a inflação é baixa, estável, e controlada", disse.

De acordo com Carolina Barros, o Banco Central fez uma pesquisa em 2001 e selecionou para as cédulas uma lista de imagens de animais ameaçados de extinção.

"Como nas demais cédulas, tem elementos de segurança robustos e capazes de proteger de falsificação. Quanto maior o valor, maior é a preocupação", declarou a diretora.

Impressão de cédulas
Neste mês, o governo teve um gasto extra de R$ 437 milhões para impressão de cédulas, com o objetivo de imprimir R$ 100 bilhões adicionais em dinheiro de papel.

De acordo com a área econômica, a crise do novo coronavírus foi um dos motivos para o aumento da procura. A pandemia levou as pessoas a "entesourarem" recursos em casa, ou seja, manter reserva em cédulas.

Outro motivo apontado é a necessidade de fazer frente ao pagamento do auxílio emergencial – estimado em mais de R$ 160 bilhões considerando as cinco parcelas aprovadas. Boa parte dos beneficiários, sobretudo os de menor renda, preferiu sacar o benefício em espécie.

Fonte: Banco Central do Brasil

terça-feira, 28 de julho de 2020

32 novos casos e mais um óbito. Prefeitura irá multar quem estiver sem máscara.


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.


• Em transmissão realizada nas redes sociais nesta terça-feira (28/07), o prefeito Fabiano Horta fez um balanço das medidas de combate à pandemia de Covid-19 em Maricá ao longo de 130 dias. Em tom de alerta à população Horta abriu sua fala ressaltando que, apesar de a cidade ter tido comportamento exemplar, qualquer percepção de vitória sobre a Covid-19 se foi com os 81 maricaenses que perderam suas vidas para a doença;

• Para evitar que a população relaxe no cuidado com a doença, o prefeito enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que endurece as punições a quem não usar máscara nas vias públicas, com advertência e multa para pessoas físicas e empresas que permitirem o acesso de pessoas sem máscara. A partir do próximo fim de semana, a prefeitura irá distribuir 250 mil máscaras em locais de grande circulação de pessoas de Itaipuaçu, Inoã,
São José do Imbassaí, Centro e Ponta Negra;

• Maricá registra, até esta segunda-feira (28/07), 2.181 casos confirmados de Covid-19, com 82 óbitos e 1.925 pacientes curados da doença. O 82º óbito no município é de um homem de 87 anos que morava em Jacaroá;

• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta terça-feira (28), 159.639 casos confirmados e 13.033 óbitos pelo novo coronavírus e 136. 941 pessoas se recuperaram da doença no estado;